ave - significado y definición. Qué es ave
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es ave - definición

CLASSE DE VERTEBRADOS QUE POSSUEM PENAS, BICO SEM DENTES E OVIPARIDADE DE CASCA RÍGIDA
Avifauna; A organização externa das aves; Ave; Wikipédia:Aves; Anatomia das aves

Ave         
f.
Animal vertebrado, de respiração e circulação duplas, coração dividido em quatro cavidades, e a pelle coberta de pennas, bico córneo e desdentado.
Bras.
Pessôa astuta e ladra.
(Lat. avis)
ave         
sf (lat ave)
1 Zool Espécime da classe das Aves.
2 Náut Embarcação a vela.
3 Poét Navio.
4 Indivíduo esquisito ou singular.
5 Pessoa velhaca, esperta, trapaceira; águia.
6 Animal matreiro que não se deixa apanhar
sf pl Zool Uma das cinco classes em que se dividem os vertebrados, de sangue quente, a qual compreende animais voláteis, bípedes, ovíparos, de corpo coberto de penas, bico córneo e sem dentes
col: bando, revoada
A. agoureira:
ave de mau agouro
A. de alto vôo: a que sobe muito alto
A. de arribação: a) ave migratória; a que emigra de outras paragens; b) pessoa que não é do lugar; ave migratória; c) forasteiro que não tenciona demorar-se no país aonde vem buscar meios de vida; d) coisa rara
A. de Juno: pavão
A. de Júpiter: águia
A. de mau agouro: a) a que, segundo a crendice popular, pressagia desgraça, como a coruja e o mocho; b) pessoa que dá notícias tristes ou prognostica desgraça
A. de Minerva: mocho
A. de pena: nome popular dado outrora às aves propriamente ditas, para as distinguir dos outros animais que voam
A. de rapina: a) ave carniceira corpulenta, de bico curto e recurvado na extremidade, unhas ou garras fortes; b) pessoa que vive de extorsões
A. de São João: águia
A. desmontada: em heráldica, a que tem uma asa partida
A. de Vênus: pomba
A.-de-verão: ave brasileira, cotingídea, assim chamada porque só canta durante o verão (Procnias averano averano)
A.-do-paraíso: a) cada um dos pássaros conirrostros da família dos Paradiseídeos, da Nova Guiné e ilhas vizinhas, notáveis pela beleza da plumagem e, geralmente, pelas grandes penas da cauda, características do macho; b) constelação austral próxima do pólo
A.-dos-trópicos: ave semelhante à andorinha-do-mar e que habita as regiões intertropicais
A. escanada: ave adulta bem empenada
A.-fênix: fênix, acepção 1
A.-fragata: fragata, acepção 3
A. íncuba: a que está na incubação
A.-lira: nome de duas aves passeriformes do gênero Menura, da Austrália, especialmente a espécie Menura novaehollandiae, cujo macho possui dezesseis penas caudais muito compridas que durante o cortejo esparrama em forma de lira
A.-mosca: colibri
A. rara:
coisa ou fato excepcional
A.-real: ave gruiforme, da África, de cabeça ornada por belo tufo de penas (Balearica pavonina), também chamada grou-coroado.
adj m+f (de ave1)
1 Diz-se de pessoa esperta, finória, perspicaz, que não se deixa enganar facilmente.
2 Diz-se do cavalo ou muar arisco ou matreiro.
sm (lat ave!)
1 Saudação.
2 V ave-maria.
avifauna         
sf (avi+fauna) Zool
1 A classe das aves.
2 O conjunto das aves existentes em uma região.

Wikipedia

Aves

Aves são uma classe de seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizada pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve. As aves estão presentes em todas as regiões do mundo e variam significativamente de tamanho, desde os 5 cm do colibri até aos 2,75 m da avestruz. São a classe de tetrápodes com o maior número de espécies vivas, aproximadamente dez mil, das quais mais de metade são passeriformes. As aves apresentam asas, que são mais ou menos desenvolvidas dependendo da espécie. Os únicos grupos conhecidos sem asas são as moas e as aves-elefante, ambos extintos. As asas, que evoluíram a partir dos membros anteriores, oferecem às aves a capacidade de voar, embora a especiação tenha produzido aves não voadoras, como as avestruzes, pinguins e diversas aves endémicas insulares. Os sistemas digestivo e respiratório das aves estão adaptados ao voo. Algumas espécies de aves que habitam em ecossistemas aquáticos, como os pinguins e a família dos patos, desenvolveram a capacidade de nadar.

Algumas aves, especialmente os corvos e os papagaios, estão entre os animais mais inteligentes do planeta. Algumas espécies constroem e usam ferramentas e passam o conhecimento entre gerações. Muitas espécies realizam migrações ao longo de grandes distâncias. A maioria das aves são animais sociais que comunicam entre si com sinais visuais, chamamentos e cantos, e realizam atividades comunitárias como procriação e caça cooperativa, voo em bando e grupos de defesa contra predadores. A grande maioria das espécies de aves são monogâmicas, geralmente durante uma época de acasalamento e por vezes durante vários anos, mas raramente durante toda a vida. Outras espécies são polígamas ou, mais raramente, poliândricas. As aves reproduzem-se através de ovos, que são fertilizados por reprodução sexual e geralmente colocados num ninho onde são incubados pelos progenitores. A maior parte das aves apresenta um período prolongado de cuidados parentais após a incubação. Algumas aves, como as galinhas, põem ovos mesmo que não sejam fertilizados, embora esses ovos não produzam descendência.

As aves, e em particular os fringilídeos de Darwin, tiveram um papel importante no desenvolvimento da teoria da evolução por seleção natural de Darwin. O registo fóssil indica que as aves são os últimos sobreviventes dos dinossauros, tendo evoluído a partir de dinossauros emplumados dentro do grupo terópode dos saurísquios. As primeiras aves apareceram durante o período cretácico, há cerca de 100 milhões de anos, e estima-se que o último ancestral comum tenha vivido há 95 milhões de anos. As evidências de ADN indicam que as aves se desenvolveram extensivamente durante a extinção do Cretáceo-Paleogeno que matou os dinossauros não avianos. As aves na América do Sul sobreviveram a este evento, tendo depois migrado para as várias partes do mundo através de várias passagens terrestres, ao mesmo tempo que se diversificavam em espécies durante os períodos de arrefecimento global. Algumas aves primitivas dentro do grupo Avialae datam do período Jurássico. Muitos destes ancestrais das aves, como o Archaeopteryx, não tinham plena capacidade de voo e muitos apresentavam ainda características primitivas como mandíbula em vez de bico e cauda vertebrada.

Muitas espécies de aves têm importância económica. As aves domesticadas (de capoeira) e não domesticadas (de caça) são fontes importantes de ovos, carne e penas. As aves canoras e os papagaios são animais de estimação populares. O guano é usado como fertilizante. As aves são um elemento de destaque na cultura. No entanto, desde o século XVII que cerca de 120 a 130 espécies foram extintas devido à ação humana e várias centenas foram extintas nos séculos anteriores. Atualmente existem 1 375 espécies de aves ameaçadas de extinção, embora haja esforços no sentido de as conservar. A observação de aves é uma atividade importante no setor do ecoturismo.

Ejemplos de uso de ave
1. The document lists Kennedy‘s address as "600 Pennsylvania Ave." –– not 1600 Pennsylvania Ave., better known as the White House.
2. After dinner, join the crowds at The Gate for a drink, 321 Fifth Ave., 718–768–432'. For music, head to Southpaw (bands and DJs), 125 Fifth Ave., 718–230–0236, or Puppets (jazz), 2'4 Fifth Ave., 718–4''–2627.
3. The one–way pattern on part of Ţehit Ersan St. between And St. and '';ankaya Ave. towards '';ankaya Ave. will remain in place.
4. Contactinformation÷ Name÷ Wellington P Address÷ arthur thomas ave.
5. The town of Ave Maria is being constructed around Ave Maria University, the first Catholic university to be built in the United States in about 40 years.